fbpx
Escolha uma Página

Podemos dizer que o óleo lubrificante é quem mantém a vida ao motor do seu carro. Você sabia que uma lubrificação incorreta pode reduzir significativamente a performance do seu automóvel, diminuindo a vida útil do motor? Se liga nesses 5 erros comuns cometidos no processo da troca de óleo:

  1. Desrespeitar as especificações do óleo lubrificante.
    Usar lubrificantes fora das especificações pode acarretar sérios problemas ao seu veículo, podendo comprometer seriamente o desempenho do mesmo;
  2. Trocar o óleo do motor somente por tempo ou somente por quilometragem.
    Esse é um dos erros mais comuns cometidos. Leia atentamente o manual do seu carro, onde é especificado que o óleo do motor deve ser trocado após uma determinada distância a ser percorrida ou após determinado tempo de aplicação. Respeite essas duas regras e troque o óleo quando um desses limites for atingido;
  3. Trocar o óleo do motor mas não trocar o filtro de óleo.
    Esse é ato é muito comum, praticado em diversos lugares. Mas, pensando bem, o filtro de óleo ao fim do primeiro ciclo estará cheio de óleo velho. Será que vale a pena contaminar o óleo novinho, recém colocado, pelo óleo velho preso ao filtro de óleo?
  4. Completar o óleo.
    Como dito anteriormente, o óleo novo misturado ao velho acaba sendo contaminado, comprometendo a eficácia e desempenho do motor. A troca deve ser COMPLETA.
  5. Bujão do cárter apertado incorretamente.
    Se for aplicado um torque excessivo, o bujão do cárter e outras peças ligadas a ele podem ser danificadas. Se o torque aplicado for insuficiente, podem surgir pequenos vazamentos e até mesmo perder todo o óleo que está no motor.

E aí, essas dicas foram importantes para você?
Está aí a importância de levar seu veículo até profissionais especializados! Venha para a Supermix!