fbpx
Escolha uma Página

A questão de torque e potência confunde muita gente. Existe até o ditado que “torque é para arrancada e potência é para velocidade”, mas não é bem assim. Vamos começar a entender para que não reste mais dúvidas sobre o tema.

De forma resumida, o torque é a força exercida para movimentar o veículo, a força disponível para aceleração, podendo ser definido como a capacidade do motor em gerar potência.

Torque é uma força aplicada em uma distância; quando falamos que um motor tem 100 kgfm (ou 100 m*kgf, ou 100 kgf*m), significa que ele produz o equivalente a 100 quilogramas-força aplicados sobre uma alavanca de um metro. No motor do carro, a alavanca é o moente do virabrequim quem aplica a força é o conjunto de pistão e biela. O pistão é empurrado para baixo pela combustão da mistura ar-combustível, aplicando uma força que, multiplicada pela distância do moente ao eixo do virabrequim corresponde ao torque. Conhecido o torque nas várias rotações (pode ser mensurado com dinamômetro) vem o cálculo da potência.

Em termos de conceito, torque é trabalho. O trabalho de subir um aclive é o mesmo se feito por um Fiat 147 ou por uma Ferrari F8. Ambos vão subir a ladeira, vão realizar o mesmo trabalho. Só que o mais potente fará o percurso em um tempo muito menor, por ter mais potência.

De uma maneira simplificada, potência é torque multiplicado pela rotação.

A potência é a medida usada para especificar o tempo em que um trabalho é executado. A potência do motor é responsável por transformar o combustível no tanque em velocidade. Quanto maior for a velocidade do motor – rotação – mais potência ele vai entregar. Isso significa que para conseguir mais aceleração e mais velocidade você precisa de mais potência. A potência é a rapidez com a qual o torque realiza o trabalho de girar a alavanca, ou seja, a rapidez com a qual o pistão gira o virabrequim.

Voltando ao exemplo dos carros citados: supondo que o Fiat 147 e a Ferrari F8 vão ser submetidos a um teste de aceleração a partir da imobilidade, como 0 a 100 km/h: ambos vão atingir essa velocidade, mas a Ferrari, por ser muito mais potente, levará bem menos tempo.

Gostou da matéria? Acompanhe nossas redes sociais para acompanhar muito mais sobre automóveis, revisões e troca de óleo!

Fonte:

https://www.flatout.com.br/qual-a-diferenca-entre-torque-e-potencia-entenda-de-uma-vez-por-todas/

https://www.automaistv.com.br/entenda-a-diferenca-entre-torque-e-potencia/

https://revistacarro.com.br/noticias/especiais/afinal-qual-a-diferenca-entre-torque-e-potenciaij/